quarta-feira, 23 de maio de 2007

Programa de computador simula efeito de drogas

A nova febre entre os internautas é um software chamado I-Doser, que, através de batidas sonoras, altera a freqüência das ondas cerebrais e proporciona sensações similares a de diversas drogas, como a da maconha, cocaína, heroína, ópio, entre outras. O programa, desenvolvido pela I-Doser Labs, oferece aos seus usuários "doses virtuais" dessas drogas, que na realidade são sons binaurais que sincronizam as ondas do cérebro em uma determinada freqüência, causando o efeito da "droga" escolhida. As batidas binaurais são o resultado de dois sons em freqüências similares que, juntos, criam um terceiro som com uma freqüência intermediaria, que pode alterar o estado da mente, causando euforia, sono, relaxamento, alucinações e outras sensações provocadas pelas drogas. Para que o efeito da droga seja alcançado com êxito, o site do software (www.i-doser.com) recomenda que a pessoa esteja relaxada ao utilizar o programa, de preferência deitada, com os olhos fechados e com um bom par de fones de ouvido. Fernando Damasceno, 23, estudante de engenharia química, conta que experimentou a dose virtual de mescalina e se surpreendeu. "No começo não achei que iria dar certo, fiquei deitado na minha cama uns 20 minutos ouvindo aquele som e nada acontecia. Mas depois de um tempo comecei a ficar com os pensamentos confusos, fiquei meio lerdo. Realmente funciona", afirma o estudante. Já o aluno de publicidade e propaganda, Lucas Maffini, 19, diz que não sentiu nada ao utilizar esta mesma dose. "Acho que isso vai de pessoa pra pessoa. Eu usei as doses de mescalina, ópio, maconha e morfina, a única que funcionou em mim foi a de morfina. Senti meus braços formigando e minha cabeça pesando para trás". As conseqüências que o I-Doser pode causar em seus usuários, se é que elas existem, ainda são desconhecidas, no entanto, o método de batidas binaurais já é muito utilizado em tratamentos auditivos e psicológicos. A "droga virtual" está disponível para download gratuitamente no site da empresa e vem com 2 doses experimentais que só podem ser utilizadas uma única vez. Para repetir a experiência, o usuário deve então comprar pacotes que variam de preços de acordo com as drogas, porém, alguns sites da internet já disponibilizam doses gratuitas e ilimitadas.

Nenhum comentário: